Pediakinder

Fonoaudiologia

O que é?

A Fonoaudiologia é uma área da saúde que se concentra no estudo, prevenção, avaliação e tratamento das dificuldades relacionadas à comunicação e funções orais.

Os fonoaudiólogos infantis da Pediakinder trabalham com o foco no desenvolvimento de habilidades comunicativas, das funções auditivas e funções orais, que incluem a respiração, sucção, mastigação e deglutição.

Ajudando seu filho a se comunicar com o mundo.

eventos

Como atuamos

Na Pediakinder, utilizamos abordagens cientificamente comprovadas e personalizadas, avaliando cada criança de maneira integral para desenvolver um plano terapêutico que atenda às suas necessidades específicas.

Nossas intervenções visam:

  • Aprimorar a comunicação: desenvolvemos habilidades comunicativas para que seu filho possa se expressar com segurança, clareza e confiança.
  • Promover a integração social: trabalhamos aspectos sociais da comunicação, facilitando a interação com outras crianças e adultos.

Habilitar e/ou Reabilitar funções orais: cuidamos de funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação e deglutição, fundamentais para o desenvolvimento integral e saudável do seu filho.

Para quem é indicado?

Nosso tratamento é indicado todos os indivíduos que apresentam:

  • Atrasos no surgimento ou desenvolvimento da fala, ou linguagem. 
  • Dificuldades na articulação de sons da fala. 
  • Problemas de comunicação social, como no Transtorno do Espectro Autista (TEA). 
  • Desafios na alimentação, como recusas, dificuldades de mastigação e deglutição. 
  • Dificuldades no processo de amamentação e introdução alimentar. 
  • Alterações nos processos de leitura e escrita. 
  • Alterações nas funções auditivas desde a primeira infância.

Temos a melhor equipe de Fonoaudiólogos para cuidar de quem você ama

Conheça um pouco de cada um:

Karen Fiori Cabett Okoh

CRFa 2/15367

Thais de Sousa Silva

CRFa 2/20329

Tereza Ferreira Luiz Gageti

CRFa 2/19990
Marta de Araujo Andrade
CRFa 2/19683
Karina Nasorri Garcia Da Silva
CRFa 2/13134

Carla
Flório

CRFa 2/9719
Dayane Honorato da Silva Menezes
CRFa 2/22999

Isabella
Fabretti

Estagiaria

Patricia Villar de Souza

Estagiaria

Nossa equipe é capacitada e treinada para aplicação de técnicas específicas.

Conheça um pouco das nossas abordagens:

Cuidaremos do desenvolvimento do seu filho com tratamentos personalizados, feitos para transformar desafios em conquistas.

Karen Fiori Cabett Okoh
CRFa 2/15367

Formação Acadêmica

  • Graduação em Fonoaudiologia – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (2004)

 

Especializações

  • Terapia de Família – Ceoafe (2012)
  • Neuroreabilitação – Facesita (2021)

 

Aprimoramentos e Capacitações

  • Transtorno da fala, linguagem e cognição nas doenças neurológicas – Fononeuro (2018)
  • Terapia ABA para Autismo – Academia do Autismo (2020)
  • Estimulação e Intervenção Precoce – Instituto Neuro (2020)
  • Eletroestimulação – Bruno Guimarães (2020)
  • Laserterapia – Portal Cursos (2020)
  • Apraxia de Fala – Abrapraxia (2018)
  • Escala Bayley 3 – (2020)
  • Implementação de CAA/CSA – Civiam (2018)
  • Criação de Prancha de CAA com Boardmaker – Civiam (2015)
  • Tecnologia Assistiva – TIX (2020)

 

Cursos Teórico-Práticos

  • Integração Sensorial – da teoria à prática – LUDENS (2016)
  • Método Therapy Tapping – GEAD (2016)
  • PECS (Picture Exchange Communication System) – Pyramid Educational Consultants (2010)
  • Aprofundamento em ABA – Academia do Autismo (2019)
  • Fisiologia Aplicada à Motricidade Orofacial – OpenMind (2022)

 

Cursos Específicos

  • Laser e Led – Inlaser (2022)
  • Aleitamento Materno – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2020)
  • Autismo e Seletividade Alimentar – Terapia Alimentar baseada no ABA – ABACursos (2019)
  • SOS Seletividade Alimentar – Conalco (2022)

 

Capacitação em Avaliação e Intervenção

  • Avaliação Funcional da Visão para Indicação de Recursos de Comunicação e Aprendizagem – Instituto Viver (2021)
  • Seletividade Alimentar – Práticas de Consultório – Girassol Instituto (2015)
  • Desvendando VB-MAPP – Academia do Autismo (2022)
  • Atuação na Seletividade Alimentar com Base na Análise do Comportamento Aplicada – Nexo/SP

Pediakinder - Reabilitação infantil - RE14083/SP

Thais de Sousa Silva
CRFa 2/20329

Formação Acadêmica

  • Graduação em Fonoaudiologia – Centro Universitário do Norte (Uninorte), Manaus-AM (2020)
  • Certificação Profissional – Março de 2021

 

Especialização

  • Distúrbios da Fala e da Linguagem – Faculdade Unileya (2023)

 

Capacitações e Cursos Complementares

  • ABA no Autismo para Aplicadores – Academia do Autismo (Janeiro/2022)
  • Capacitação de Testes de Rastreio de Dislexia na Prática – Da Avaliação à Intervenção – Instituto Neuro (Dezembro/2020)
  • Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem – Instituto Neuro (Maio/2022)
  • Apraxia de Fala na Infância – Instituição Fonoaudiólogo (Setembro/2021)

Pediakinder - Reabilitação infantil - RE14083/SP

Tereza Ferreira Luiz Gageti
CRFa 2/19990

Formação Acadêmica

  • Graduação em Fonoaudiologia – Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), 2016
  • Pós-graduação em Intervenção ABA para Transtorno do Espectro Autista (TEA) – Faculdade Metropolitana, 2022

 

Capacitações e Aperfeiçoamentos

  • Fonoaudiologia Hospitalar em Deformidades Craniofaciais – Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (720h), 2018
  • Avaliação de Fala e Linguagem Infantil, 2021
  • Capacitação em Terapia Nutricional – Nestlé Health Science e BRASPEN
  • Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo – UNA-SUS/UFMA, 2023
  • Estimulação Precoce: Crianças de Zero a 3 Anos com Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor – UNA-SUS/UFMA, 2023

Pediakinder - Reabilitação infantil - RE14083/SP

Marta de Araujo Andrade
CRFa 2/19683

Formação Acadêmica

  • Graduação em Fonoaudiologia – Universidade Bandeirantes de São Paulo
  • Pós-graduação em Audiologia Ocupacional – Universidade Bandeirantes de São Paulo
  • Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho – Universidade Candido Mendes
  • Pós-graduação em Engenharia Eletricista – Universidade Candido Mendes
  • Pós-graduanda em Transtorno do Espectro do Autismo: Atenção Multidisciplinar – Instituto de Pesquisa Israelita Albert Einstein
  • Pós-graduanda em Distúrbios da Fala e da Linguagem – Faculdade Unileya
  • Pós-graduanda em Fonoaudiologia no Transtorno do Espectro Autista – Faculdade Unileya

 

Experiência Profissional

  • Mais de 25 anos de atuação na área de Audiologia Ocupacional
  • Especialista no Tratamento e Implantação de Programas de Conservação Auditiva

 

Capacitações e Cursos

  • Intervenções nos Transtornos do Espectro Autista baseadas no modelo Denver de Intervenção Precoce – Instituto Singular e Psicóloga Regina Bergamo
  • Terapeuta ABA – Applied Behavior Analysis – Psicóloga Regina Bergamo
  • Aplicação do VB-MAPP (Avaliação de Marcos do Comportamento Verbal e Programa de Nivelamento) – Psicóloga Regina Bergamo
  • Workshop de Processamento Auditivo e sua Relação com o TEA – Instituto Sophia Vercelli
  • Capacitação “É Hora de Brincar” – Espectro do Autismo – Instituto Singular
  • Treinamento em Aplicação de Atividades para Desenvolvimento da Linguagem e Fala no TEA – Psicopedagoga Marta Batistini
  • Seletividade Alimentar no Espectro Autista – Psicóloga Aline Padovani
  • Práticas em Aleitamento Materno e Estimulação de Neonatal Prematuro – Hospital Nossa Senhora do Rosário
  • Capacitação para Aplicação do Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS) – Pyramid Consultoria Educacional

Pediakinder - Reabilitação infantil - RE14083/SP

Karina Nasorri Garcia Da Silva
CRFa 2/13134

Formação Acadêmica

  • Graduação em Fonoaudiologia – 2002
  • Pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista – CBI of Miami (Child Behavior Institute)

 

Capacitações e Especializações

  • Autismo – Construção da Linguagem e o Cérebro Social – CBI of Miami
  • Protocolo VB-MAPP – Cia do Autismo
  • Autismo e TDAH – Protocolos de Avaliação – APAE/SP
  • Atuação na Seletividade Alimentar com base na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) – Nexo/SP
  • ABA na Intervenção Fonoaudiológica de Fala e Linguagem

 

Cursos Complementares

  • Taquifemia – Ser Fono Saúde & Educação
  • Avaliação e Tratamento das Afasias – 2010
  • Avaliação e Tratamento do Processamento Auditivo Central – 2010
  • Brincadeira, Linguagem e Educação – 2007
  • II Curso de Terapia Vocal Teórico-Prático – 2003
  • Assessoria Fonoaudiológica Escolar: Um Enfoque Preventivo na Pré-Escola – 2002
  • Afasias – Uma Abordagem Discursiva – 2002

Pediakinder - Reabilitação infantil - RE14083/SP

Carla Flório
CRFa 2/9719

Formação Acadêmica

  • Graduação em Fonoaudiologia – Universidade Mogi das Cruzes (UMC-SP)
  • Especialização em Disfagia – CEFAC

 

Experiência Profissional

  • Atuação na área de Reabilitação Neurológica há mais de 20 anos

 

Capacitações e Especializações

  • Tratamento Neuroevolutivo – Conceito Bobath – Abradimine
  • Therapy Taping
  • Eletroestimulação
  • Integração Sensorial

 

Áreas de Atendimento

  • Motricidade Orofacial
  • Disfagia
  • Seletividade Alimentar
  • Alterações na Linguagem
  • Comunicação

Pediakinder - Reabilitação infantil - RE14083/SP

Dayane Honorato da Silva Menezes
CRFa 2/22999

Formação Acadêmica

  • Graduação em Fonoaudiologia – Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU), 2023
  • Pós-graduação em Linguagem – Faculdade Inspirar (2024-2025)

 

Certificações e Formações Complementares

  • Desenvolvimento Infantil e Avaliação Comportamental Completa – CBI of Miami (2023)
  • Aprimoramento na Prática de Motricidade Orofacial – Coord. Patrícia Faro, Fonotrade (2024)
  • Curso PECS – Instituição Pirâmide (2023)
  • Implementando a CSA-1 – Clarear Fonoaudiologia (2023)
  • Apraxia de Fala na Infância – Introdutório (2024)
  • Noções Básicas de Primeiros Socorros – Você Primeiros Socorros (2023)

 

Capacitações e Workshops

  • Intervenções baseadas no Modelo Denver – Instituto Singular (Cursando, 2024)
  • Processamento Auditivo e sua Relação com o TEA – Pediakinder Reabilitação Infantil (2023)
  • Protocolos de Linguagem – Pediakinder Reabilitação Infantil (2024)
  • A Importância e os Desafios das Dificuldades Alimentares na Neurodiversidade – Pediakinder Reabilitação Infantil (2024)

Pediakinder - Reabilitação infantil - RE14083/SP

Isabella Fabretti
Estagiária

Formação Acadêmica

  • Cursando Fonoaudiologia – FMU (Previsão de conclusão: 2024)

 

Certificações e Capacitações

  • PODD (Introdutório) – CPEC e Clarear Fonoaudiologia (2024)
  • ABA e Estratégias Naturalistas – Instituto Singular (2023)
  • Avaliação em Comunicação Alternativa – Fga. Ana Philipps (2024)
  • Comunicação Alternativa – Core Power – Fga. Valéria Santos (2024)
  • Apoiando Processadores Gestalt de Linguagem e CAA – ComunicaTEA e Katja Pischitelli (2024)
  • Multigestos (Fala) – Voltado para AFI e transtornos motores de fala, Fga. Letícia (2023)

 

Formação em Andamento

  • Intervenção Precoce baseada no Modelo Denver – Instituto Singular (Previsão de conclusão: 2024)

Pediakinder - Reabilitação infantil - RE14083/SP

Patricia Villar de Souza
Estagiária

Formação Acadêmica

  • Cursando Fonoaudiologia – Faculdade UniSant’Anna (Previsão de conclusão: dezembro de 2024)

 

Certificações e Capacitações

  • Workshop: Noções do Bobath na Fonoaudiologia (4h)
  • XVII Jornada de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da USP (12h)
  • Workshop: Protocolos de Linguagem (4h)
  • Workshop: PECS (4h)
  • Workshop: Orientação Parental – Objetivos, Desafios e Interdisciplinaridade (4h)

Pediakinder - Reabilitação infantil - RE14083/SP

Comunicação Aumentativa e Alternativa

A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é o uso de recursos e estratégias adicionais à comunicação de crianças com dificuldades na linguagem oral e na interação, auxiliando nos desafios de comunicação do dia a dia.

Tipos de recursos de CAA

  • PECS (Picture Exchange Communication System), que ocorre por meio de negociação de cartões com figuras, havendo instigações verbais em todas as fases do sistema e sendo a interação com os demais interlocutores o seu foco principal.
  • Recursos de baixa tecnologia, como pranchas de papel, livros e cadernos com símbolos gráficos. 
  • Recursos de alta tecnologia, como celulares, tablets, computadores, recursos eletrônicos, acionadores e vocalizadores.

Pediakinder - Reabilitação infantil - RE14083/SP

Integração Sensorial

De acordo com AYRES (2005), a Integração Sensorial é o processo pelo qual o cérebro organiza informações para oferecer respostas adaptativas adequadas. Isso permite que as sensações do corpo e do ambiente sejam integradas.

Na Fonoaudiologia, a Integração Sensorial é fundamental em várias atividades, como:

  • Desenvolvimento do processo alimentar, auxiliando na quantidade adequada de alimentos, tolerar textura, consistência e temperatura variadas dos alimentos.
  • Questões motoras: contribui para a praxia oral, essencial para a fala.
  • Fala e Linguagem, fazem parte dos  processos de integração sensorial, sendo respostas adaptativas e que se desenvolvem através da entrada sensorial do ambiente.

Pediakinder - Reabilitação infantil - RE14083/SP

Multigestos

É um método que se vale de estímulos multisensoriais de som e movimentos faciais, incorporando princípios da aprendizagem motora da fala.

Pediakinder - Reabilitação infantil - RE14083/SP

Método fonovisioarticulatorio ou das boquinhas

Utiliza-se estratégias fônicas (fonema/som), visuais (grafema/letra)e as articulatórias (articulema/boquinha). 

Seu desenvolvimento foi alicerçado na Fonoaudiologia, em parceria com a pedagogia, que o sustenta, sendo indicado para alfabetizar quaisquer crianças e mediar/reabilitar os distúrbios da leitura e escrita.

Pediakinder - Reabilitação infantil - RE14083/SP

Prompt

O método PROMPT enfoca os aspectos físicos da produção da fala, usando dicas táteis, para orientar as crianças nos movimentos corretos para produzir os sons da fala. 

Pediakinder - Reabilitação infantil - RE14083/SP

Bobath

O Tratamento Neuroevolutivo Bobath é um modelo clínico holístico e interdisciplinar que se baseia em pesquisas atuais e em constante evolução. 

Este método enfatiza o manuseio terapêutico individualizado, focando na análise de movimentos para habilitação e reabilitação de pessoas com condições neurológicas.

Durante a avaliação e intervenção, o manuseio terapêutico visa atenuar ou eliminar as dificuldades relacionadas às funções de:

  • Sucção
  • Mastigação
  • Deglutição
  • Respiração

Pediakinder - Reabilitação infantil - RE14083/SP

Bandagem Elástica Funcional

O uso de fitas elásticas  é um método que visa melhorar a funcionalidade da musculatura, aumentando a circulação sanguínea e linfática. Ele também aprimora a coordenação e o controle do sistema sensório-motor, sendo aplicável tanto em musculatura corporal quanto facial.

Na Fonoaudiologia, o método é utilizado na musculatura cervical e orofacial com os seguintes objetivos:

  • Adequar a sensibilidade e mobilidade: melhora o tônus das estruturas da cavidade oral.
  • Aprimorar a postura e controle neuromuscular: contribui para o desenvolvimento de habilidades motoras.
  • Reduzir riscos de complicações: minimiza problemas como desnutrição, desidratação e complicações respiratórias.

Pediakinder - Reabilitação infantil - RE14083/SP

Laserterapia

A laserterapia é uma tecnologia não térmica que ativa e potencializa a atividade celular, gerando reações biológicas que promovem melhorias sistêmicas no organismo. Na Fonoaudiologia, essa técnica oferece diversos benefícios, como:

  • Aumento da força muscular: acelera o ganho de força, melhorando o desempenho dos músculos durante diferentes funções.
  • Melhora do fluxo salivar: auxilia no tratamento da xerostomia, complementando os exercícios fonoaudiológicos.
  • Apoio em alterações funcionais: contribui para a reabilitação em casos de alterações no tônus muscular orofacial, mastigação, sialorréia e disfagia.

 

Com sua capacidade de estimular a regeneração celular e otimizar funções musculares, a laserterapia não apenas melhora a saúde física, mas também proporciona uma melhor qualidade de vida, permitindo que as crianças se integrem socialmente de forma mais plena e participativa.

Pediakinder - Reabilitação infantil - RE14083/SP