A Fonoaudiologia é uma área da saúde que se concentra no estudo, prevenção, avaliação e tratamento das dificuldades relacionadas à comunicação e funções orais.
Os fonoaudiólogos infantis da Pediakinder trabalham com o foco no desenvolvimento de habilidades comunicativas, das funções auditivas e funções orais, que incluem a respiração, sucção, mastigação e deglutição.
Na Pediakinder, utilizamos abordagens cientificamente comprovadas e personalizadas, avaliando cada criança de maneira integral para desenvolver um plano terapêutico que atenda às suas necessidades específicas.
Nossas intervenções visam:
Habilitar e/ou Reabilitar funções orais: cuidamos de funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação e deglutição, fundamentais para o desenvolvimento integral e saudável do seu filho.
Nosso tratamento é indicado todos os indivíduos que apresentam:
Conheça um pouco de cada um:
Conheça um pouco das nossas abordagens:
WhatsApp us
Formação Acadêmica
Especializações
Aprimoramentos e Capacitações
Cursos Teórico-Práticos
Cursos Específicos
Capacitação em Avaliação e Intervenção
Formação Acadêmica
Especialização
Capacitações e Cursos Complementares
Formação Acadêmica
Capacitações e Aperfeiçoamentos
Formação Acadêmica
Experiência Profissional
Capacitações e Cursos
Formação Acadêmica
Capacitações e Especializações
Cursos Complementares
Formação Acadêmica
Experiência Profissional
Capacitações e Especializações
Áreas de Atendimento
Formação Acadêmica
Certificações e Formações Complementares
Capacitações e Workshops
Formação Acadêmica
Certificações e Capacitações
Formação em Andamento
Formação Acadêmica
Certificações e Capacitações
A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é o uso de recursos e estratégias adicionais à comunicação de crianças com dificuldades na linguagem oral e na interação, auxiliando nos desafios de comunicação do dia a dia.
Tipos de recursos de CAA
De acordo com AYRES (2005), a Integração Sensorial é o processo pelo qual o cérebro organiza informações para oferecer respostas adaptativas adequadas. Isso permite que as sensações do corpo e do ambiente sejam integradas.
Na Fonoaudiologia, a Integração Sensorial é fundamental em várias atividades, como:
É um método que se vale de estímulos multisensoriais de som e movimentos faciais, incorporando princípios da aprendizagem motora da fala.
Utiliza-se estratégias fônicas (fonema/som), visuais (grafema/letra)e as articulatórias (articulema/boquinha).
Seu desenvolvimento foi alicerçado na Fonoaudiologia, em parceria com a pedagogia, que o sustenta, sendo indicado para alfabetizar quaisquer crianças e mediar/reabilitar os distúrbios da leitura e escrita.
O método PROMPT enfoca os aspectos físicos da produção da fala, usando dicas táteis, para orientar as crianças nos movimentos corretos para produzir os sons da fala.
O Tratamento Neuroevolutivo Bobath é um modelo clínico holístico e interdisciplinar que se baseia em pesquisas atuais e em constante evolução.
Este método enfatiza o manuseio terapêutico individualizado, focando na análise de movimentos para habilitação e reabilitação de pessoas com condições neurológicas.
Durante a avaliação e intervenção, o manuseio terapêutico visa atenuar ou eliminar as dificuldades relacionadas às funções de:
O uso de fitas elásticas é um método que visa melhorar a funcionalidade da musculatura, aumentando a circulação sanguínea e linfática. Ele também aprimora a coordenação e o controle do sistema sensório-motor, sendo aplicável tanto em musculatura corporal quanto facial.
Na Fonoaudiologia, o método é utilizado na musculatura cervical e orofacial com os seguintes objetivos:
A laserterapia é uma tecnologia não térmica que ativa e potencializa a atividade celular, gerando reações biológicas que promovem melhorias sistêmicas no organismo. Na Fonoaudiologia, essa técnica oferece diversos benefícios, como:
Com sua capacidade de estimular a regeneração celular e otimizar funções musculares, a laserterapia não apenas melhora a saúde física, mas também proporciona uma melhor qualidade de vida, permitindo que as crianças se integrem socialmente de forma mais plena e participativa.