Pediakinder

Terapia Ocupacional

O que é?

A Terapia Ocupacional é essencial para a reabilitação infantil, promovendo a prevenção, tratamento e apoio a crianças e adolescentes com alterações motoras, cognitivas, afetivas,  perceptivas e interacionais.

Utilizando atividades humanas como base do cuidado, a Terapia Ocupacional infantil foca estimular os componentes e  o desempenho ocupacional, favorecer a autonomia, independência e participação social da criança em diversas áreas.

O terapeuta ocupacional tem em vista melhorar a realização de atividades de vida diária, como alimentação, vestuário, higiene, o brincar, comunicação e locomoção, bem como atividades escolares, de lazer e sociais. 

É fundamental que os objetivos traçados sejam significativos tanto para a criança quanto para sua família.

Fortalecendo habilidades, construindo autonomia

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Como atuamos

Na Pediakinder, nossa atuação em Terapia Ocupacional é baseada em abordagens cientificamente comprovadas e personalizadas. Avaliamos cada criança de maneira integral para desenvolver um plano terapêutico que atenda às suas necessidades específicas. 

Nossas intervenções em Terapia Ocupacional infantil visam:

Aprimorar habilidades funcionais

Trabalhamos para melhorar as habilidades da criança em atividades de vida diária como alimentação, vestuário, higiene, locomoção e o brincar promovendo maior autonomia e participação social em diferentes contextos de vida.

Estimular a Integração Sensorial

Ajudamos a criança a organizar e interpretar informações sensoriais, facilitando uma resposta adaptativa ao ambiente, essencial para o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional

Promover a comunicação e interação social

Focamos no desenvolvimento de habilidades do brincar, da  interação e  comunicação, promovendo interações significativas com outras crianças e adultos, fundamentais para a construção de relacionamentos.

Aprimorando as funções motoras

Trabalhamos na reabilitação de funções motoras globais e favorecimento da função  manual e da coordenação motora fina, ajudando a criança a melhorar a coordenação, equilíbrio e força, essenciais para sua participação em atividades diárias e sociais.

Acompanhar o Desenvolvimento Cognitivo

Proporcionamos atividades que estimulam o desenvolvimento cognitivo, ajudando a criança a melhorar a atenção, a memória e a resolução de problemas.

Para quem é indicado?

Nosso acompanhamento em Terapia Ocupacional é indicado para crianças que apresentam:

  • Atrasos no desenvolvimento motor: dificuldades em marcos motores, como engatinhar ou andar.
  • Dificuldades na integração sensorial: dificuldades em processar e integrar os estímulos sensoriais do ambiente.
  • Desafios nas atividades de vida diária: dificuldades em executar as  tarefas cotidianas que impactam a autonomia e independência 
  • Dificuldades de comunicação e interação social: problemas que afetam a habilidade de se comunicar e interagir entre pares. .
  • Transtornos do Desenvolvimento neuropsicomotor: condições como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), paralisia cerebral, e síndrome de Down, que impactam habilidades motoras e sociais.

Temos a melhor equipe de Psicólogos para cuidar de quem você ama

Conheça um pouco de cada um:

Estela
Reginato

CREFITO 3/5894-TO
Caroline Vieira dos Santos
CREFITO 3/17053-TO
Tainara Coelho Melgarejo

CREFITO 3/16007-TO

Lais Gonçalves Eller
CREFITO 3/23112-TO

Isadora Martins Gigliotti

CREFITO 3/18215-TO
Erika Mendonça Tamarindo
CREFITO 3/6910-TO

Vitória Silvia Santos

CREFITO 3/23107-TO

Felipe de Almeida Kurosaki Gemelgo

CREFITO 3/17889-TO

Manoela Corabi Lagos

CREFITO 3/15858-TO

Julia Gomes Porto

CREFITO 3/22856-TO

Andressa Piacsek Esposti Pereira
CREFITO 3/15270-TO
Rita de Cássia Monteiro Cardoso
CREFITO 3/18261-TO

Tatiana Salmaso

CREFITO 3/15518-TO

Nossa equipe é capacitada e treinada para aplicação de técnicas específicas.

Conheça um pouco das nossas abordagens:

Cuidaremos do desenvolvimento do seu filho com tratamentos personalizados, feitos para transformar desafios em conquistas.

Estela Reginato
CREFITO 3/5894-TO

Formação Acadêmica

  • Terapia Ocupacional pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) – Formada em 2001.

 

Certificações e Especializações

  • Certificação Internacional em Integração Sensorial Ayres pela CLASI – Collaborative for Leadership in Ayres Sensory Integration (2022).
  • Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Educação São Luís.
  • Especialização em Terapia da Mão e Reabilitação do Membro Superior pela Universidade de São Carlos (UFSCar).
  • Formação em Tratamento Neuroevolutivo – CONCEITO BOBATH pela ABRADIMINE e AACD de São Paulo.

 

Cursos e Aperfeiçoamentos

  • Curso Avançado de Manuseios e Facilitações, Integração Sensorial e Recursos Terapêuticos – “Treating Children with Sensory Processing Disorders” pelo Centro de Estudos em Neuroreabilitação CERN – Rio de Janeiro.
  • Método Therapy Taping
  • Protocolo PediaSuit em Terapia Intensiva com a Gaiola de Habilidades
  • Adequação Postural/Funcional em Cadeira de Rodas – “Seating & Positioning”
  • O Equilíbrio como Recurso Terapêutico – Balance
  • Curso Teórico e Prático de AVDs, Posturas e Transferências
  • Curso Teórico Princípios de Integração Sensorial pelo Espaço Acesso

Pediakinder - Reabilitação infantil - RE14083/SP

Caroline Vieira dos Santos
CREFITO 3/17053-TO

Formação Acadêmica

  • Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Formada em 2014.
  • Residência Multiprofissional em Saúde da Família (2015-2017) pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP.

 

Cursos e Certificações

  • Curso de Extensão em Práticas de Terapia Ocupacional nas Alterações da Motricidade e da Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista (2012-2013).
  • Formação em Sociodrama Construtivista pela F&Z Assessoria e Desenvolvimento em Educação e Saúde (2019).
  • Formação no Curso “Introdução à Teoria de Integração Sensorial de Ayres” pela TOI Treinamento e Formação (2021).
  • Curso de Atuação na Seletividade Alimentar com Base na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) (2022).

Pediakinder - Reabilitação infantil - RE14083/SP

Tainara Coelho Melgarejo
CREFITO 3/16007-TO

Formação Acadêmica

  • Terapia Ocupacional pelo Centro Universitário São Camilo – Formada em 2013.

 

Aprimoramentos e Cursos

  • Aprimoramento em Terapia Ocupacional em Saúde Mental pelo IPq-HCFMUSP (2018).
  • Aprimoramento no Atendimento em Grupo de Crianças com Impasses no Laço Social: Linguagem e Sujeito pela PUC, em parceria com a Derdic (2022).
  • Curso Bayley III Escalas de Desenvolvimento do Bebê e da Criança Pequena pela Ludens Campinas (2019).

Pediakinder - Reabilitação infantil - RE14083/SP

Lais Gonçalves Eller
CREFITO 3/23112-TO

Formação Acadêmica

  • Terapia Ocupacional pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – Formada em 2021.

 

Capacitações e Cursos

  • Capacitação em ABA e Estratégias Naturalistas pelo Instituto Singular (2022).
  • Curso de Integração Sensorial: da Teoria à Intervenção pela Sensory IS (2022).
  • Curso de Introdução às Práticas Integrativas e Complementares pelo Departamento Científico da FMUSP (2021).

Pediakinder - Reabilitação infantil - RE14083/SP

Isadora Martins Gigliotti
CREFITO 3/18215-TO

Formação Acadêmica

  • Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Formada em 2016.
  • Residência Multiprofissional e Especialização em Saúde da Família e Comunidade pela Secretaria Municipal de Saúde de Sorocaba e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Concluída em 2018.

 

Capacitações e Cursos

  • Integração Sensorial: dos Princípios Teóricos às Especificidades da Técnica;
  • Autismo: as Disfunções Sensoriais, a Comunicação e a Alimentação sob Olhar da Integração Sensorial pela Ludens Cursos (2022).
  • Formação em Integração Sensorial Básico pela CBI of Miami (2023).

 

Cursando

  • Integração Sensorial: da Teoria à Intervenção pela Sensory.
  • Neurodesenvolvimento e Funções Executivas pela CBI of Miami.

Pediakinder - Reabilitação infantil - RE14083/SP

Erika Mendonça Tamarindo
CREFITO 3/6910-TO

Formação Acadêmica

  • Terapia Ocupacional pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – Formada em 2003.

 

Certificações e Especializações

  • Certificação em Bobath
  • Baby Course
  • Balance
  • Prescrição de Cadeira de Rodas e Cadeira de Rodas Adaptada
  • Hemiplegia em Adulto
  • Bandagem Terapêutica
  • Especialização em Tecnologia Assistiva pela Faculdade de Ciências Médicas de MG
  • Especialização em Saúde Pública pela AVM
  • Especialização em Arteterapia pela Faculdade de Conchas

 

Formação Complementar

  • Curso de Arte Educação pelo Instituto Brincante
  • Curso de Integração Sensorial (2024)

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Vitória Silvia Santos
CREFITO 3/23107-TO

Formação Acadêmica

  • Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo – Formada em 2022.

 

Pós-Graduação

  • Pós-graduanda em Intervenção Precoce e Práticas Centrada na Família e em Contextos Naturais pela UFSCar (2024).
  • Pós-graduanda em Saúde Mental e Boas Práticas do Cuidado em Liberdade pelo CENAT (2025).

 

Formações Complementares

  • Formação em Integração Sensorial pela Sensory – Integração Sensorial e Desenvolvimento Infantil (2022) – 28 horas.
  • Formação em Aplicação de Bandagem Terapêutica Elástica pelo Instituto de Ensino do Hospital Israelita Albert Einstein – 10 horas.
  • Formação em Terapia Ocupacional nas Dificuldades Alimentares na Infância pela Sensory – Integração Sensorial e Desenvolvimento Infantil (em andamento) – 10 horas.

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Felipe de Almeida Kurosaki Gemelgo
CREFITO 3/17889-TO

Formação Acadêmica

  • Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo – Formado em 2015.

 

Aperfeiçoamento e Especialização

  • Aperfeiçoamento em Clínica Psicanalítica pelo Instituto Sedes Sapientiae (2020).
  • Especialização em Saúde Mental pela Faculdade Paulista de Serviço Social (2021).
  • Mestrado em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (2021).

 

Cursos Complementares

  • Curso “Princípios Básicos da Integração Sensorial de Ayres” pelo Instituto Prado Reabilitação Integrada (2023).
  • Curso “Integração Sensorial: da Teoria à Intervenção” pelo Sensory – Integração Sensorial e Desenvolvimento Infantil (2024).

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Manoela Corabi Lagos
CREFITO 3/15858-TO

Formação Acadêmica

  • Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (USP) – Formada em 2013.

 

Especialização

  • Especialização em Saúde Mental pela IBF (2020).

 

Certificações e Formação Complementar

  • Certificação em Integração Sensorial pelo CBI of Miami (2023).
  • Em formação em Aplicadores de ABA pelo CBI of Miami (2024).

Pediakinder - Reabilitação infantil - RE14083/SP

Julia Gomes Porto
CREFITO-3/22856-TO

Formação Acadêmica

  • Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2021).

 

Cursos Complementares

  • Seletividade Alimentar em Crianças Neuroatípicas e Neurotípicas pelo curso Pratinho Feliz.
  • Curso Introdutório em Integração Sensorial pelo curso Integração Sensorial Descomplicada.
  • Desfralde com Foco em Crianças Neuroatípicas e Neurotípicas e Curso ABA pela CIA do Autismo.

 

Pós-Graduação

  • Pós-graduanda em Terapia Ocupacional em Neonatologia e Implicações na Infância (2025).

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Andressa Piacsek Esposti Pereira
CREFITO 3/15270-TO

Formação Acadêmica

  • Terapia Ocupacional pelo Centro Universitário Padre Anchieta de Jundiaí (2012).

 

Especializações

  • Neuropsicologia Aplicada a Neurologia Infantil pela UNICAMP (2016).
  • Reabilitação Cognitiva Funcional na Saúde Mental em Infância e Adolescência pelo HFMUSP (2018).
  • Saúde Mental pela Faculdade Paulista de Serviço Social (2021).

 

Cursos Complementares

  • Princípios Básicos da Integração Sensorial de Ayres pelo Instituto Prado Reabilitação Integrada (2023).
  • Integração Sensorial: da Teoria à Intervenção pelo Sensory – Integração Sensorial e Desenvolvimento Infantil (2024).
  • Integração Sensorial: Raciocínio Clínico Aplicado ao Transtorno do Espectro Autista pelo Sensory – Integração Sensorial e Desenvolvimento Infantil (2024).
  • Método Therapy Taping – Básico e Avançado pela Therapy Taping Association (2024).

 

Certificação em Andamento

  • Certificação Internacional de Integração Sensorial pela CLASI (em curso).

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Rita de Cássia Monteiro Cardoso
CREFITO 3/18261-TO

Formação Acadêmica

  • Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Campus Baixada Santista (2015).

 

Especializações

  • Neurologia Aplicada à Terapia Ocupacional pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (2018).

 

Cursos Complementares

  • Introdução à Integração Sensorial pela Ludens (2017).

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Tatiana Salmaso
CREFITO 3/15518-TO

Formação Acadêmica

  • Terapia Ocupacional pela Faculdade Centro Universitário Padre Anchieta, Jundiaí/SP (2012).

 

Pós-Graduação

  • Terapia Ocupacional com Visão Dinâmica em Neurologia pela FAMESP (2017).

 

Cursos Complementares

  • Integração Sensorial nos Distúrbios de Aprendizagem e Neurológicos da Infância pela Ludens (2014).
  • Therapy Taping pela Ludens (2015).
  • Dynamic Tape – Certificação Internacional pela Ludens (2015).
  • Integração Sensorial e Neuro-Desenvolvimento (NDT) / Bobath Combinando Abordagens de Intervenção em Crianças com Deficiências do Desenvolvimento pela Ludens (2018).
  • Sensory Babies® – Processamento Sensorial no Desenvolvimento da Primeira Infância pela Ludens (2019).
  • ABA – Análise do Comportamento Aplicada – Capacitação (120h) (2023).

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Integração Sensorial

De acordo com Ayres (2005), a Integração Sensorial é um processo vital para o desenvolvimento da Terapia Ocupacional Infantil

Ela envolve a organização das informações sensoriais pelo cérebro, permitindo que a criança responda de forma adaptativa ao seu ambiente. O objetivo deste método é proporcionar estímulos adequados, favorecendo o equilíbrio e melhorando o desempenho nas atividades diárias e no processo de aprendizagem.

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Bobath

O Método Bobath, também conhecido como Tratamento Neuroevolutivo, é uma abordagem clínica holística e interdisciplinar, envolvendo Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional para crianças

Este método dinâmico e em constante evolução foca no manuseio terapêutico individualizado, com base em princípios como controle motor, aprendizado motor e função.

Um entendimento profundo do sistema de movimento humano, que abrange tanto o desenvolvimento típico quanto o atípico, é essencial para a avaliação e intervenção eficazes nas crianças que necessitam de terapia ocupacional.

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Bandagem Elástica

Na clínica Pediakinder, os profissionais capacitados no Método Therapy Taping utilizam bandagens elásticas para proporcionar estímulos mecânicos e sensoriais às crianças. Essas bandagens são aplicadas diretamente na pele, ajudando a enviar informações ao córtex cerebral e resultando em uma melhor resposta motora, essencial na Terapia Ocupacional.

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Protocolo PediaSuit

O Protocolo PediaSuit utiliza um macacão terapêutico ortopédico, combinado com uma gaiola de habilidades, elásticos, cordas e roldanas. 

Essa abordagem tem mostrado resultados mais rápidos em crianças com alterações neuromotoras.

O protocolo é fundamentado em três princípios principais:

  1. Efeito do Macacão Terapêutico: o uso do macacão proporciona atividades que atuam contra a resistência dos elásticos, promovendo aumento proprioceptivo e realinhamento postural.
  2. Terapia intensiva: o tratamento consiste em quatro horas de terapia por dia, cinco dias por semana, durante quatro semanas, seguido por duas semanas de terapia de manutenção. Esse ciclo pode ser repetido conforme a necessidade de cada paciente.
  3. Participação motora ativa: a intervenção enfatiza a participação ativa da criança, incentivando seu engajamento e progresso.

Na Pediakinder, buscamos sempre oferecer as melhores práticas para o desenvolvimento e bem-estar das crianças, e o Protocolo PediaSuit é uma das nossas ferramentas eficazes nesse processo.

Pediakinder - Reabilitação infantil - RE14083/SP

Órteses

As órteses são dispositivos externos aplicados para tratar lesões, doenças ou problemas congênitos. Esses dispositivos podem ter diversos objetivos, como estabilizar, imobilizar, corrigir deformidades ou proteger contra lesões. 

Na Pediakinder, as órteses são utilizadas para promover o desenvolvimento e auxiliar nas funções necessárias à reabilitação infantil.

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