Pediakinder

Psicopedagogia

O que é?

A Psicopedagogia integra Educação e Saúde, focando na aprendizagem com base em fatores sociais, culturais, históricos e familiares, utilizando métodos próprios. 

Já a Neuropsicopedagogia combina Neurociências, Pedagogia e Psicologia Cognitiva para entender a relação entre o sistema nervoso e a aprendizagem, promovendo reintegração pessoal, social e educacional. 

Ambas se complementam, visando aprimorar a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos pacientes.

Aprender pode ser mais leve e divertido

Como atuamos

Na Pediakinder, nossa abordagem em Psicopedagogia infantil envolve:

  • Avaliação Psicopedagógica: realizamos avaliações para entender como a criança aprende e identificar suas dificuldades e necessidades específicas.
  • Intervenção personalizada: desenvolvemos um plano terapêutico personalizado, adaptado às características da criança, para promover um aprendizado eficaz e significativo.
  • Orientação a pais e educadores: oferecemos suporte a pais e professores para criar práticas e ambientes que favoreçam o aprendizado.

Para quem é indicado?

Nosso tratamento em Psicopedagogia é indicado para crianças que:

  • Apresentam dificuldades de aprendizagem nas habilidades acadêmicas, como leitura, escrita, raciocínio lógico e matemático, coordenação motora, entre outras. 
  • Tem diagnóstico de algum dos transtornos do neurodesenvolvimento como TEA, TDAH, deficiência intelectual, dislexia, discalculia, ou outros transtornos que comprometam a aprendizagem. 
  • Dificuldade de concentração, atenção e organização nas atividades escolares. 
  • Necessitam de apoio para enfrentar desafios escolares e sociais. 
  • Precisam de apoio em seu processo de inclusão escolar.

As funções de um psicopedagogo e/ou neuropsicopedagogo não se limitam a estes fatores apenas, por ser um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, de modo a garantir a integralidade da reabilitação infantil.

Benefícios da Psicopedagogia

Os benefícios da Psicopedagogia são significativos e incluem:

  • Evolução nas habilidades de aprendizado: a intervenção desenvolve habilidades, promovendo evolução e qualidade de vida para a criança.
  • Aumento da autoconfiança: ao superar desafios, as crianças ganham confiança e exercem autonomia usando as habilidades adquiridas.
  • Integração social: facilita a interação da criança com seus pares, promovendo um ambiente social saudável e rico para sua constante aprendizagem.
  • Apoio emocional: ajuda a criança a lidar com emoções relacionadas ao aprendizado, como ansiedade e frustração, ofertando ferramentas e momentos onde construam segurança e autonomia.

Temos a melhor equipe de Psicólogos para cuidar de quem você ama

Conheça um pouco de cada um:

Laura Crystina Faquim da Silva

Camila de Oliveira Elias Lacerda

Elaine Cristina Bezerra Coelho

Daniele Aparecida Cavalcante de Aquino

Emilly de Oliveira

Josineide Dos Santos Fonseca

Maria Francisca Sousa do Nascimento

Cuidaremos do desenvolvimento do seu filho com tratamentos personalizados, feitos para transformar desafios em conquistas.

Laura Crystina Faquim da Silva

Formação Acadêmica

  • Pós-graduação em Neuropsicopedagogia – Faculdade Metropolitana (2024)
  • Licenciatura em Pedagogia – Universidade Paulista – UNIP (2021)
  • Bacharelado em Psicopedagogia – Faculdade Unifieo (2017)

 

Formação Complementar

  • Curso PEI Aplicado às Crianças com Transtorno do Espectro Autista e Mutismo Seletivo – Rhema (2023)
  • Curso de Educação Especial Inclusiva (AEE e TEA) – Rhema (2023)

 

Experiência Profissional

  • Professora e oficineira – Escolas de Osasco e região (desde 2016)
    • Desenvolvimento de atividades pedagógicas e oficinas para aprendizagem inclusiva.
    • Atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais, incluindo TEA e dificuldades de aprendizagem.
    • Aplicação de metodologias psicopedagógicas para otimizar o ensino e a adaptação escolar.

Pediakinder - Reabilitação infantil - RE14083/SP

Camila de Oliveira Elias Lacerda

Formação Acadêmica

  • Psicopedagogia – Faculdade FIEO (2008)
  • Especialização em Psicopedagogia Institucional – Faculdade FIEO (2009)

 

Cursos Complementares

  • Psicomotricidade no Autismo – Associação Vem Ser
  • Acompanhamento Terapêutico – Projeto Amplitude
  • Alfabetização de Crianças Autistas – Elaine Assis
  • Alfabetização no Autismo – Academia do Autismo
  • Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA) – ESCON
  • Apraxia da Fala na Infância – ABRAPRAXIA

 

Formações

  • Arteterapia – IPED
  • Como Lidar com Comportamentos Difíceis de Pessoas com Autismo – TEAMM UNIFESP
  • Comunicação Alternativa – Academia do Autismo (2020)
  • Consciência Fonológica – Instituto Neurosaber

 

Outros Cursos

  • Contação de História e Educação Especial – Prime Cursos
  • Ensino do Comportamento Verbal para Crianças com Atraso no Desenvolvimento
  • Autismo: da Avaliação à Intervenção
  • Entendendo sobre Reforçadores – IEAC (Instituto de Educação e Análise)
  • Gestão de Comportamentos Inapropriados – Instituto Farol
  • Grafomotricidade – Instituto Neurosaber
  • Imersão em Terapia Comportamental no Autismo – Academia do Autismo (2019)
  • Mesa Redonda: Apraxia da Fala na Infância – ABRAPRAXIA
  • Plano Educacional Individualizado (PEI) – Instituto Neurosaber
  • Práticas de Inclusão e Desenvolvimento no Ambiente Escolar – Instituto Farol

 

Formações e Participações em Eventos

  • Protocolo de Segurança em Crises Agressivas (PSCA) – AMA
  • Semana da Inclusão Escolar – Academia do Autismo
  • Simpósio: A Neurociência no Processo de Ensino-Aprendizagem – ANDEA/Mackenzie
  • Simpósio de Atualização do Transtorno do Espectro Autista – Instituto Pensi
  • Síndrome de Asperger/TEA: Estratégias Comportamentais e Cognitivas na Prática Clínica e Escolar – Falando de Autismo
  • Participação na 3ª Semana da Família Azul – Academia do Autismo

Pediakinder - Reabilitação infantil - RE14083/SP

Elaine Cristina Bezerra Coelho

Formação Acadêmica

  • Graduação em Pedagogia – UNINOVE (2011)
  • Pós-graduação em Psicopedagogia – UNINOVE (2023)
  • Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional – Faculdade Anhanguera (2013)
  • Pós-graduanda em Alfabetização e Letramento – UNINOVE (2024)

 

Formação Complementar

  • Curso de Intervenções Baseadas no Modelo Denver – Instituto Singular (2024)
  • Curso de ABA e Estratégias Naturalistas – Instituto Singular (2023)

 

Experiência Profissional

  • Professora em escolas de Osasco e região desde 2012
  • Atuação com crianças e adolescentes em apoio escolar e oficinas recreativas de férias (artes, jogos e contação de histórias) em espaço clínico-educacional

Pediakinder - Reabilitação infantil - RE14083/SP

Daniele Aparecida Cavalcante de Aquino

Formação Acadêmica

  • Graduação em Pedagogia – UNICID (Universidade Cidade de São Paulo) (2015)
  • Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica – Faculdade Venda Nova do Imigrante (2022)
  • Pós-graduação em ABA (Análise do Comportamento Aplicada) – Faculdade UNIFAVENI (2023)

 

Formação Complementar

  • Curso PROLEIA – Instituto NeuroSaber (2024)
  • Cursando Psicanálise – Instituto Ressignificar (Previsão de conclusão: 2026)
  • Cursando Neuropsicopedagogia – Faculdade Metropolitana (Previsão de conclusão: 2025)

 

Experiência Profissional

  • Professora de Educação Infantil em Osasco desde 2016

Pediakinder - Reabilitação infantil - RE14083/SP

Emilly de Oliveira

Formação Acadêmica

  • Graduação em Pedagogia – FACEQ (2013)
  • Pós-graduação em Alfabetização e Letramento – UNINOVE (2014)
  • Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica – UNIP (2020)
  • Pós-graduanda em ABA e Estratégias Naturalistas Aplicadas ao Autismo e Atrasos no Desenvolvimento – Instituto Singular (Previsão de conclusão: 2025)

 

Experiência Profissional

  • Atuação na área da educação desde 2010 em escolas públicas e privadas

Pediakinder - Reabilitação infantil - RE14083/SP

Josineide dos Santos Fonseca

Formação Acadêmica

  • Graduanda em Pedagogia – Faculdade Estácio de Sá (desde 2022)

 

Formação Complementar

  • Curso de Manejo de Crises e Comportamento Problema – Psico Lua (2023)
  • Aplicadora ABA – Psico Lua (2023)
  • Prevenção ao Suicídio no Autismo – Adapte Educação (2023)
  • Capacitação em ABA para Profissionais e Pais de Autistas – Adapte Educação (2023)
  • Intervenção para o Autista – Adapte Educação (2023)

Pediakinder - Reabilitação infantil - RE14083/SP

Maria Francisca Sousa do Nascimento

Formação Acadêmica

  • Licenciatura em Pedagogia – Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera (2023)

 

Formação Complementar

  • Curso de Educação Especial – Rhema Neuroeducação

 

Pós-graduações em Andamento

  • Pós-graduação em ABA – CBI of Miami (Previsão de conclusão: julho/2025)
  • Pós-graduação em Neuropsicopedagogia – FAPSS (Previsão de conclusão: maio/2026)

Pediakinder - Reabilitação infantil - RE14083/SP